GLO

Em atividades com a PF e RFB, Operação Ponte Aérea realiza novas apreensões

Ações resultaram na apreensão de aproximadamente cinco quilos de ilícitos e quatro pessoas detidas
Publicada em: 25/01/2024 21:54
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Mônica Lopes
Edição: Agência Força Aérea

A unidade de esforços entre a Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Federal (PF) e Receita Federal do Brasil (RFB), no âmbito da Operação Ponte Aérea, que abrange a atuação das Forças de Segurança, para combate ao crime organizado, por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), propiciou três novas apreensões de ilícitos, duas no Aeroporto de Guarulhos (SP) e uma no Galeão (RJ), somando aproximadamente cinco quilos de drogas.

No Aeroporto do Galeão, a Operação apreendeu, no dia 25/01, na área de remessas postais, meio quilo de haxixe. A droga é proveniente do Hawaí, nos Estados Unidos, e tinha como destino o Rio de Janeiro.

O material ilegal, com valor estimado superior a R$ 42.000,00, foi identificado, durante atividade de faro, dentro de um objeto de madeira. A ação, conduzida pelos militares do Batalhão GLO RJ, contou com o apoio da Receita Federal.

Já em Guarulhos, as apreensões ocorreram no dia 20/01. A primeira abordagem foi feita no controle migratório. Em coordenação com a Polícia Federal, militares do quadro feminino do batalhão GLO SP realizaram revista pessoal em duas mulheres e identificaram drogas presas e introduzidas ao corpo. Após prisão, feita pela Polícia Federal, as passageiras admitiram ter engolido cápsulas de cocaína também.

A segunda ocorreu, também, no dia 20/01, após dois suspeitos terem sido abordados pelos Agentes da Receita Federal. Na sequência, foram conduzidos até a delegacia da PF, onde foi confirmado que eles, igualmente, possuíam drogas introduzidas e engolidas.

Os passageiros das ocorrências de Guarulhos, que foram detidos, embarcariam com destino à cidade de Paris, na França.

“As novas apreensões retratam o crescimento da relação entre as agências envolvidas na Operação e a habilidade em agir de forma coordenada”, afirmou o Comandante da Operação, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão.
 

Operação Ponte Aérea

Desde o dia 6 de novembro de 2023, os militares atuam nos aeroportos de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ), de acordo com o Decreto nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, que autoriza o emprego das Forças Armadas em portos e aeroportos. Além de revistas em passageiros, bagagens e funcionários, as atividades envolvem policiamento ostensivo nos saguões, nas áreas operacionais, nos terminais de cargas e em outros pontos sensíveis, identificados pelas Forças de Segurança.

Até o momento, foram apreendidos aproximadamente 270 quilos de drogas e 28 pessoas detidas.

Fotos: Sargento Mônica / CECOMSAER